Thursday, April 30, 2009

entre split e sebernik

Com um dia de chuva, o que ja se tornou habito nesta terra decidi partir para Selenik. Apanhei o comboio das 10 e deveria mudar em Perkovic. E por la fiquei duas horas, perdido numa terra no meio da montanha ate conseguir a ligacao para Sibernik e regresso tres horas depois. Sibernik valeu a pena, tem igualmente uma cidade antiga com ruas estreitas e uma catedral feita de marmore. Mas e uma cidade feia, Sibernik, com uma parte, a cidade velha, que e muito linda, um grande contraste com o mediterraneo em frente atravesado por inumeras ilhas. Aproveitei a estadia em Perkovic para dar um passeio pelas aldeias, em estradas estreitas a caminhar para a montanha. As pessoas estranhavam me pois tenho mesmo ar de estrangeiro ao olhar para os seus rostos. Alias, tanto a lingua como o aspecto parecem me pessoas com ar mais eslavo que mediterraneo. Mas estou a gostar mesmo muito das pessoas daqui, directas e dao me confianca quando faco compras. Julgava que a croacia ja fazia parte da Uniao Europeia e so em conversa com um Croata ontem fui percebendo a minha ignorancia em que ja vou perdendo o conto aos paises que aderiram ou estao por aderir... A minha alimentacao aqui tem sido pisas de todos os feitios e sabores. Parece que os croatas aderiram a comida italiana, lasagnes, pastas e pizzas. Destes tres tipos prefiro de longe as pizas com uma boa cerveja local, cujo nome no consigo dizer nem escrever, e a um preco que nao chega aos 5 euros...e de aproveitar encher a barriguinha de pizzas...

No comments: