Wednesday, April 22, 2009

Ultimo dia em varsovia

Acabei de fazer a reserva do lugar para Bratislava. Amanhã as nove da noite com chegada ás seis da manhã. Assim poupo um dia de hotel e dispenso as planícies sem fim deste pais... apesar de muito verdes não são como as do meu alentejo... e muito menos com as do alentejo nesta altura do ano... Desisti de cracovia e do campo de concentração... vi num livro de viagens as paisagens da croácia e a minha vontade voltou-se logo para esse pais... Tambem penso nas saunas em Budapeste que fica no caminho... Por aqui continua-se em sol aberto com um vento polar que parece que estamos num dia de sol de janeiro em Portugal... as vezes faz calor ao sol mas bastante frio com a sombra...e o resultado foi a mimha primeira constipação... e amanhã vou então dar a aula , que mais parece um ritual que uma oportunidade... mas enfim, ja me vou habituando as baldas destes programas, que mais parecem para responder a um principio politico do que a um objectivo válido. E e pena! continuei o meu passeio pelo bairro novo que outrora era o gueto de varsóvia... agora parques verdes e prédios altos em arquitectura moderna. Todavia, o passado triste assalta me frequentemente a cabeça. Imagino aquelas avenidas pejadas de gente a morrer de fome, sem condições dignas de vida em contraste com o que se passava no exterior dele! São sensações fortes mas tristes.

No comments: