Thursday, April 16, 2009

De barcelona a Milao

o comboio ia cheio com uma diversidade de gentes que apelava maisao espirito do viajante em interail... A minha frente senta-se uma miuda meio nervosa, mexia e remexia na cadeira, abria e fechava as cortinas e isso estava a deixar me a mim tambem enervado! sempre eram 14 horas de comboio e nao me agradava nada esta agitacao... passada a fronteira e entra a policia de perpignan. passaporte. Os policias sao parecidos em todo o lado... olham de soslaio para as pessoas, olham desconfiados e ficamos sem saber se devemos desviar o olhar ou olha los de frente. Optei por esta compustura! A miuda faltava lhe o visto. julgo que era de um pais de leste. ouvi um deles diyer, il fau l arrester... mau sinal para ela... comecei a perceber a razao do seu nervosismo... la lhe explicaram que a tinha de acompanhar e sair em perpignan! fiquei com pena dela mas o risco de andar ilegamente ... julgo que elatinha essa percepcao pois obedeceu sem perguntas e arrumou as coisas sem diyer uma palavra... A saida de Franca mais um controle de passaportes... E isso repetiu- se na viagem seguinte de milao a munique... senti que a uniao europeia e a uniao mesmo de paises e repete se a mesma coisa assim que se muda de pais, ate no controle dos bilhetes... isso e chato quando se quer aproveitar o comboio da noite para tentar dormir...

No comments: