Monday, April 20, 2009

De Praga a Varsovia

No dormitorio o barullho de entrada e saida de people jovem e bebido nao me incomodou ... estava tao cansado que à meia noite estava no dormitorio, eu a chegar e alguns a sairem para a noite boemia em que a minha foi mais sossegada... embora com algumas cervejas tambem, em bares mais tipicos e de ambiente em maiopr calma... e eu que gosto de diversão... mas nesse aspecto sempre acompanhado e nunca sozinho... No hostel olham para mim como ave rara, com aspecto de interrail, cara queimada do surf que me identificam de imediato como espanhol... Sinto um ar de curiosidade que paira, como se não devesse estar ali no hostel... com efeito, na europa os dormitorios estão limitados a menores de 26 anos, alguns até 35 anos... por isso aparecer uma pessoa assim desperta a atenção, o que esta este aqui a fazer?... Na australia não existe esse espírito, alias dormir em dormitórios até faz parte d euma cultura do que apenas uma procura de locais baratos.. Cheio de sono fii o primeiro a acordar no meio de roncos da camarata... sai.. e fui para a etsaçao... entrei numa casa de banhoi e pus a moeda na entrada de toilete para mulheres... tentei sair... e começou a apitar o alarme.. pedi desculpa à responsavel e disse lhe que ainda estoua dormir... ela lá me abriu a porta do lado masculino... à saida despedi me com um sorriso... mas, mais uns metros lembrei me que tinha deixado o casaco na casa de banho... voltei atrás.. madam.. I am crazy mas esqueci-me do casaco lá dentro.. ela olhou para mim como um freek... mas que fazer? acontece...
mas estava a ver que a partida para varsovia continuava em maré cinzenta... no cacifo onde tinha deixado a mochila indicava que faltava pagar mais 60 da moeda checa... ja não tinha mais dinheiro checo... amaldiçoei estes paises que não alinharam no euro... a polícia olhava para o meu desespero.. disse-lhe que nao tinha moedas se me poderiam trocar tres euros... riram-se como é obvio... lá consegui que alguem de trocasse ... mas dei-me conta que ainda faltavam 10 daquela moeda... lá voltei a pedir a alguem que me trocasse os 10 que correspondia 50 centimos... e, sem mais nada a esperar na estacao lá me meti no comboio... esperando mais nenhuma historia destas...
Mas se no país checo as pessoas aparentam ser simpaticas, na polónia são sisudas... e comecei logo com a revisora que teimava que o meu pass global nao correspondia pois nao tinha escrito os paises por onde tinha andado... la lhe expliquei que o meu pass é continuo e nao flexível... ela la estrebuchou qualquer coisa que não entendi... repeti e repeti... e ela lá me deixou em páz.. a seguir entrou uma velhota antipática, olhou para mim e disse -me que esttava no lugar dela... como não tinha reservado o bilhete sai do lugar e sentei me à frente... ao meu lado, um senhor abriu o bilhete e vi que o numero que possuia era onde ela estava sentada e a velha de um cabrão a dizer-me que tinha de sair porque estava a ocupar o lugar dela... era o melhor da carruagem e ela queria lá por-se, e usou este estratagema para me fazer sair dali...

No comments: