Tuesday, April 28, 2009

Em Dubrovnick em dia de temporal

Aqui estou no primeiro dia de inicio do meu regresso a caas. Foi uma longa viagem, de budapeste ate zagrebe, depois de tres horas de espera de zagrebe ate Split onde cheguei as sete da manha e depois mais um autocarro ate Dubrovnick, mais quatro horas e meia. Estava a e esta a chover a cantaros... discuti o sobber, isto e, o quarto, com uma pessoa que anunciava os quartos no terminal dos autocarros. Por accaso fica um pouco longe da cidade antiga... mas enfim... era barato cerca de 15 euros que mais poderia querer? e sai logo a descoberta desta cidade. O mar a volta torna logo apelativa esta cidade mas impressionou me ver muitos predios ainda com as marcas da guerra recente, perfurados pelas metralhadoras e alguns edigicios pareciam mesmo um queijo. Parei numa pizaria e abasteci me com uma excelente piza, cerveja kroata e o expresso claro....por acaso muito bom mesmo... e com muita chuva e todo encharcado parti a descoberta da cidade velha... uma fortaleza em cima do mar com uma cidade la dentro. Muito bonita mas todo molhado la ia tentando puxar da maquina fotografica...o guardachuva partiu-se mas tinha ainda capa para me proteger... os turistas mesmo assim estavam ao asssalto da cidade, na sua maioria franceses. Demorando tanto tempo a ca chegar como aparecem tantos? lembrei-me que a cidade tem aeroporto... O percurso entre Split e Dubrovnick muda de fronteira frequentemente, entre a croacia e a bosnia hergezovina.. resultado, tem de se mostrar o passaporte sei la quantas vezes e desta vez nao funciona o bilhete de identidade pois a Bosnia nao faz parte ainda da UE. Encontro me ainda na cidade velha, chove que se farta la fora...o regresso a casa sao mais uns tres quilometros... mas tenho o autocarro 6...nao me vou perder...vou dormir...o corpo pede sopas e descanso...

No comments: