Thursday, September 04, 2008

Fermentle

Fermentle esta para perth assim como cascais para Lisboa. Fui de manha cedo. O comboio faz a ligacao em meia hora. Apesar do tempo primaveril para este dia de fim de Inverno, fazia um vento de cortar o corpo e decidi nao ir para a ilha de Rotnnest. Entao, comecei por um passeio a beira mar. De repente senti um barulho estranho a volta da minha cabeca. Olhei e duas gaivotas fazia voo razante sobre a minha cabeca e grasnavam... Senti me ameacado tal como os passaros do filme de Hitchcock... as gaivotas podem ser agressivas? Estas pareciam, ao principio achei piada mas vi me varias vezes a tapar a cabeca e a tentar enxotar as gaivotas... tive de fugir dali... entao meti me num museu sobre navios afundados na costa de Perth... alguns portugueses e maior parte da East India Company. Um museu muito interessante, cheio de pecas encontradas nos navios, a sua historia desde o seculo xvi ao xix. Fui almocar. E a seguir fui ver a maior prisao da Australia, actualmente desativada... O interprete era um antigo guarda e tentava imitar a dureza da linguagem de uma prisao... foi interessante e stressante tambem, principalmente os cubiculos fechados do castigo e os da execucao a forca... O guarda bem tentava suavizar a questao com os homicidios horrorosos dos condenados a morte... mas os simbolos da execucao pareciam mais fortes... O terceiro museu a visitar, o maritimo era parecido com o que ja tinha visto em Sydney e sem historia para contar. Gostei de saber que havia aqui uma comunidade de pescadores portugueses que fazem procissoes a pedir proteccao divina... realmente em todo o lado a cultura portuguesa vai deixando a sua marca de passagem com estas pequenas tradicoes. Com efeito, aqui toda a gentesabe o que e Portugal... e nao apenas por causa do Cristiano Ronaldo...
e regressei a Perth... Espera me o dormitorio daqui a umas horas... estou rodeado de estudantes universitarios, por isso estou em casa...

No comments: