Wednesday, August 20, 2008

Sikka

Sikka foi o segundi dia de destino em Maumere... Antes de chegar ao terminal Barat (oeste) os cobradores de bilhetes das bemos ofereciam me a entrada, Moni? no... Sikka... ok Sikka... Berapa harga? 15 000 rupas...Tidak... 7 000...Tidak...10 000 (80 centimos) ok... O bemo so partiu quando se encontrava razoavelmente cheio..ou seja passado meia hora... estarcheio significa que o espaco era pequeno...que o tinha de reparir com umas boas dezenas de pessoas (o autocarro e muito pequeno mesmo), com sacos, com hortalicas, com galinhas ... Bule, bule, as pessoas sorriam por me ver la dentro... Sikka fica a 27 km de Maumere na estrada de Ende, virando para lela e Sikka a 20 km de Maumere... Acho que hora e meia depois estava em Sikka, lugar onde os portugueses se fixaram ate finais do seculo xix... e que foi trocada pelo oekusi no final desse seculo. Junto a Igreja o motorista avisou me que estava em Sikka..sai no meio de uma aldeia deserta, uns pescadores disseram me qualquer coisa que entendi, donde era... Portugal.... Senti um sorriso , portugal sikka..percebi que me estavam a dizer que os portugueses estiveram em sikka... O dialogo nao podia continuar pois o meu vocabulario indonesio estava esgotado... continue a descer a rua em direccao a praia... umas velhotas vestidas com o Ikat tradicional convidavam me a ver fazer o Ikat nos teares e...claro a comprar lhes ikat... outra vez berapa harga? mas nao percebia o valor que me estavam a dizer...e tinha de negociar... vieram mais umas velhotas...e mais ikat... eu queria fugir dali... entao pedi para escrever o preco na areia... e na areia marquei o meu preco... la acertamos e comprei lhe um ikat...so um...para desilusao das restantes... naquela altura era o unico Bule em Sikka... nao sei se nao seria o unico bule que por ali passava nos ultimos tempos... visitei a Igreja, enorme para a dimensao da aldeia e percebi como a religiao marca bem a vida desta comunidade... No interior saiam cancoes religiosas que bem conhecia do mesmo catolicismo de Portugal e de outros paises catolicos. Entao quiz partir so que nao tinha Bemo... esperei uma hora... e nada... entao o condutor de uma ojek (taxi em motorizada) propos me levar a Maumere por 20000 rupias, o dobro do preco do bemo... nao estava em condicoes de negociar e aceitei... sem capacete e a a uma velocidade incrivel para as curvas e contracurvas da montanha...fiquei com a sensacao que a minha vida iria ficar mesmo em maumere ou por ali perto...

No comments: