Wednesday, August 20, 2008

kelimuto I

kelimuto e a montanha dos tres lagos coloridos. Normalmente um e castanho, o outro turqueza e o terceiro preto. A cultura animista justifica a cor dos tres lagos (que entretanto mudam de cor ao longo do ano): o espirito dos jovens mortos vai para o lago turqueza, dos velhos para o castanho e dos malfeitores para o preto... Domingo a noite discutia se no Cheney restaurant como ir para o Kelimuto... Eu tinha ja combinado ir de OJEK e descer os 13 km a pe. A maior parte decidiu-se por apanhar uma Bemo alugada as quatro da manha. A conversa estava animada. Chegou Bryam, um florinense que aluga quartos e ojek e ofereceu Hograk (acho que este o nome...), uma aguardente de palma, que entra bem mas que deixa marcas... a ideia era beber um pouco de Hograk e passar ao prceiro e por ai fora...Bryam dizia que assim os espiritos estavam em paz connosco... quer dizer... pelo menos em sonolencia cada vez mais pesada... Comecou entretanto a chover... pusemos em causa se amanha estaria tempo para ver Kelimutu... Fui deitar me e as quatro da manha ja estava acordado. Chovia torrencialmente e o motorista da ojek, como e obvio, nao apareceu...kelimutu falhado... de manha cedo fui tomar cafe ao Cheneys e comecaram a chegar as pessoas que foram de bemo. Vinham encharcadas e decepciondas...nao viram sequer o lugar onde ficavam os lagos... decidi entao ir mais tarde e parti sozinho para um passeio entre aldeias. So sabia dizer Jopu, que e o nome de uma das localidades. Dimana/ perguntavam me, Jopu, dizia, e parece que estava bem... 6 km depois estava em Jopu... era preciso dizer o nome de outra aldeia... nao trazia o livro comigo... se dissesse moni mandavam me para tras... percebi que a terra onde se apanhava o bus para moni se chamava wairaru...entao era para ai que queria ir... mais uns quilometros entre aldeias com mulheres a tecer o ikat, passei um rio e comecei a ver wairaru... subi a estrada principal, perguntei dimana Bemo... mas nao havia bemo... solucao apanhei mais uma vez uma ojek e regressei a Moni, 13 km donde me encontrava...

No comments: