Friday, August 08, 2008

A arte de negociar

Eu nao sou dotado para esta arte... estudo a arte de negociar, os equilibrios que se geram considerando os diferentes cenarios em que a negociacao e feita. Aqui, na Indonesia, tal como na China, asia, e norte de africa os precos nao sao fixados mas sim negociados... o preco gera se pela conversa, pela insistencia, pelo interesse, pela simpatia ( e neste caso ate o Cristiano Ronaldo tem dado uma grande ajuda...). No meu caso, o preco deve ser sempre favoravel ao vendedor pois ele aceita com muita facilidade...isto tudo, para dizer que hoje que me estava a alugar a prancha de surf era uma pessoa que nao conhecia (presumo o patrao de soroh). perguntei por ele, e respondeu-me anda por ai. Paguei o preco que tinha combinado desde o inicio.. no regresso encontrei Soroh cabisbaixo e triste.. percebi que o preco que ele indicou ao patrao nao era o que eu estava a pagar... a diferenca devia ir para o bolso dele... o patrao desconfiou e deu-lhe dispensa de servico durante a manha... e a rebocada de patrao durante a minha ida as ondas... vou vere se amnaha ainda por la anda... o que e sinal de que nao foi despedido... bem no fundo, o que ando a pagar da para o patrao e para as mais valias do empregado... a arte de negociar nao e o meu forte... analiso as dos outros mas falho quando a levo a pratica...

No comments: