Wednesday, August 20, 2008

Ate as Flores com passagem por Sumba

No placard de chamamento do voo encontava-se o nome de maumere (para onde ia), Tumbolaka (que nao sabia onde ficava) e Kupang (em Timor oeste). Percebi que o aviao faria escala nesses tres sitios, nao sabia qual a ordem... na livraria vi que Tambulaka ficava em Sumba, a ilha que gostava tanto de visitar mas que nao tinha voo para o dia que pretendia... afinal ate aterrava la... Ao meu lado sentou-se uma jovem linda e simpatica que me disse que era de Sumba e que estava a estudar e a aprender Ingles. Gostaria de falar comigo em ingles o que para mim nao foi dificil... aproveiteipara conhecer um pouco sobre Sumba, que a ilha esta dividida em duas partes, na oeste, onde ela mora esta cristianizada e que na parte leste predominam as religioes animistas e uma cultura que nao desapareceu ao longo de seculos de missionarizacao... Tambem fiquei a saber que e desta zona que sao feitos os ikats (tecidos) mais coloridos e com os desenhos representativos do animismo... Ao aterrar tive a sensacao de conhecer a terra, parecia que estava algures em Timor... As pessoas que aguardavam no aeroporto de Tumbolaka pareciam me timorenses, talvez devido ao aspecto melanesio dos povos de Sumba, Timor, Flores e Molukas. Despedi me da rapariga, disse lhe que um dia haveria de ir a Sumba e tiramos uma foto de recordacao... meia hora de espera no aeroporto e o segundo destino era Maumere. Sobre as flores, vi que a ilha nao e tao seca como a de Sumba ou Timor neste epoca seca que eles designam de inverno por ser mais fresca que a estacao humida... No aeroporto a mesma sensacao de estra em Timor reforcada assim que fui vendo as gentes de Maumere. Apanhei um taxi que me custou 30 000 ruoias (2 euros) o que e muito para aqui... O Bule dito pelo taxista (Bule significa estrangeiro) significa que estrangeiro e bom porque paga mais... desejoso de encontrar um hotel nao discuti o preco, coisa que so aconteceu no inicio, pois a partir dai tudo se discute, preco dos bemos (autocarros), das ankotas (autocarros de cidade) e ojeks(motorizadas que nos transportam atras...). Pousei a mochila no quarto basico do hotel e apanhei uma motorizada para o terminal Lokori (terminal oeste). Berapa Harga (quanto e?). 10 000 rupias... tidak (nao) 5 000 ok?? ok... no terminal apanhei um Bemo para Geliting pois sabia que havia mercado la... e tambem foi em geliting que fiquei com a grande sensacao de estar a revisitar Timor... o mesmo tipo de mercado, o rosto das mulheres marcados pelos dentes avermelhados do betel que estao sempre a mastigar e a cuspir... O mesmo desejo de ficar nas fotografias... MR..foto... ok...

No comments: