Wednesday, August 20, 2008

kelimuto II

Fui almocar, sozinho. A minha amiga francesa, Isabel, nao a tinha visto voltar do kelimuto. Tinhamos combinado voltar a pe do kelimuto, so que eu nao tinha ido. No restaurante era servido macarroni com tomate, coberto com queijo. pedi uma bitang para acompanhar.Estava delicioso. Entao vi que as nuvens sobre Kelimuto estavam a levantar edecidi me tenho de ir agora...pois amanha pode estra de novo a chover... encontrei uma ojek e propus lhe levar me a kelimuto...Nicolas, o motorista, pediu me 50 000 rupias... ofereci 30000 pois vinha pelo meu pe... aceitou. Encontri isabel que partia para Maumere em direccao a larantuka... fiquei com pena de nao seguir este trajecto mas estava limitado de tempo. paguei 200000 rupias pela entrda no parque. sai do ojek e fui ao encontro dos lagos de kelimutu. O primeiro que vi era castanho e uma ponta do seguinte, o azul turqueza... lindo mesmo... continuei a subir... as nuvens estava a voltar e a por em risco a visibilidade...corri e subi ao inspiration point... e consegui vislumbrar a grandeza do lago turqueza e da estranha cor preta do terceiro lago. os meus amigos franceses que encontrei na vespera estavam la. Depois da primeira subida frustrada, alugaram eles proprios uma motorizada e partiram para os lagos. Sentei me a deslumbrar a paisagem que restava entre as nuvens e um sol timido entre elas... senti que estava com todos os espiritos dos lagos... Eles permitiram me alguma visibilidade... de repente senti um enorme estrondo vindo do lago turqueza... eu e os franceses levantamo nos de imediato... what s happen? the vulcan? foi um estrondo rapido mas sentido... Fiquei mais uma hora a contemplar mas tinha de regressar...sabia que a descida, mais 13 km... demoraria cerca de duas horas e meia... perguntei no parque sobre o estrondo... disseram me que era uma pequena actividade vulcanica do vulcao do lago turqueza, sem importancia... continuei a descida por entre campos de arrroz em terraco... cheguei ao anoitecer a Moni... fui tomar banho na homestay do John, isto e, uns pucaros de agua fria em cima... jantar outra qualidade de macarroni com queijo... e os cerca de trinta quilometros percorridos contribuiram para um sono pesado de 10 horas...

No comments: