Thursday, June 05, 2008

Samuel

Então professor como vai? Olhei, cumprimentei sem saber quem era. Não me diga que nao me conhece... olhei melhor e era o Samuel de Atauro. Grande abraço. Fiquei bem contente pois já tinha perguntado por ele. Tres anos modificam o rosto de um adolescente que se torna adulto. Samuel e o Moisés partiram de atauro em 1998 com menos de dez anos de idade para estudarem em Dili. Só em 2004 voltaram a Atauro quando lhe paguei o bilhete e fomos com os alunos da universaidade em excursão. A aldeia de Moisés e de Samuel fica aida distante do ultimo sítio onde a microlete nos leva. São tres horas de caminho a pé. Mas a alegria de encontrar os pais deixados em criança era enorme. Lembro-me da alegria de voltar a atauro. Tal como Moisés, nunca mais lá voltou. Aqui em Dili se safaram na vida, e Samuel entregou-se à aprendizagem do português e está quase a acabar o curso de lingua portuguesa na universidade de Timor leste. Para ganhar dinheiro já não precisa de vender jornais e já ensina a lingua portuguesa em ONGs. Fiquei contente como conseguiu dar a volta à vida dele. E tinha o ar maduro de saber o que fazer a seguir. Também valeu a pena, Isabel, o investimento que fizeste com eles!

No comments: