Tuesday, June 03, 2008

Moises

Moises é um rapaz de 21 anos que há quatro anos apareceu com o seu amigo Samuel no bairro da cooperaçao a pedir explicações de portugues. A Isabel, que é professora de física em Coimbra acarinhou-o, deu-lhe explicaçoes e manteve a amizade com os dois. No entanto, há tres que nao sabia deles e, hoje, uma colega do curso de portugues disse-me que eles eram estudantes de portugues na universidade. A hora de almoço reencontrei me com o Moises, estivemos a conversar e fomos almoçar. Contou-me as dificuldades de viver em Timor, que viu os pais pela ultima vez em atauro quando lhe paguei a viagem nessa altura e que agora fazia unas biscates para se sustentar e pagar os estudos. Falou-me de projectos, de fazer uns trabalhos para a comunidade da aldeia dele mas que precisava de um computador. Se soubesse dessa necessidade ter-lhe-ia trazido o que tenho encostado ao canto da minha sala e que pouca utilização lhe dou por o ter substituido por aquele que utilizo agora no meu trabalho. Tal como em Portugal julgo que a solidariedade deverá passar pelos instrumentos que permitam abrir possibilidades de cada um se safar, as tecnologias permitem fazer trabalhos de tradução (no caso de Moises e Samuel), prestar serviços de apoio, organizar contabilidade, recolher informações etc... A solidariedade evolui e a tecnologia é um dos melhores meios para ajudar a modificar situações. Eu pelo menos estou sensível a essa ajuda.

No comments: