Wednesday, June 04, 2008

Rudy

Ontem fui jantar com o Rudy. O Rudy é Indonésio e era o meu parceiro de jogging há tres anos na marginal das embaixadas. Corriamos as seis da manhã, ainda de noite, entre o porto de Dili e o farol. No regresso, o sol abria por trás do Cristo Rei nuns tons de vermelho que, misturado com o azul do céu e do mar era motivo de contemplação e tema de conversa. Vamos retomar as corridas, desta vez para os lados da areia branca. Rudy sente-se inseguro nestas terras, já foi ameaçado várias vezes e só a minha vinda o fez sair à rua. Espero conseguir dar-lhe a boa disposição de há tres anos, onde aprendi a conhecer melhor a cultura e o sentimento indonésio. Foi através de Rudy que me entusiasmei a ir à ilha das flores e a conhecer que os Indonésios são muitos povos com culturas diversificadas. Ontem aproveitámos para recordar a visita que fez a Portugal no ano seguinte, os lugares do Porto e de Paris e as peripécias de um estrangeiro à procura de uma cultura ocidental. Falamos de Kupang, onde ele esteve em visita aos pais, de Meilang a minha parceira de dança indonésia e do sentido da família para os indonésios. Fiquei de o visitar em Kupang quando ele deixar Dili. Uma das coisas que gosto em Timor é esta amizade que se vai construindo e que deixa marcas e memórias. As memórias que me trazem de volta aqui.

1 comment:

Unknown said...

I told Maria, we were running on the beach and this is her email for me :

Dear Rudy,
you on the beach with Carlos without me..................no!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
I cannot accept that!!!
You, Carlos, Joao have to wait for me to go to the beach. I am
jealous!!!
too jealous!!!
noooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!