Saturday, June 21, 2008

Diving in Timor Lorosae

O pessoal aqui da casa saiu para o ramelau e eu e o Mario para o diving Timor Lorosae. Mergulhar é um deporto caro mas que vale a pena. Fomos para o Dili Rock e ao lado, o scary crap. Os australianos baptizam os lugares de diving à sua maneira e vão deixando a sua marca cultural nas rochas, tal como os portugueses deixaram com o nome das igrejas e das pessoas. O primeiro mergulho andamos a volta da rocha, tal como já o tinha feito há tres anos quando fiz aqui o curso de inciação ao mergulho. Foi bonito, tirei umas fotografias mas nada de especial. O acontecimento foi que perdi a barbatana, fui busca-la ao fundo e perdi-me do meu buddy. Vim para cima e esperei que ele aparecesse o que aconteceu passados uns minutos e voltamos a mergulhar ao encontro das moreias e de outros peixes... No segundo mergulho fomos ao encontro do peixe leão. Num buraco lá estavam eles em guarda assim que sentiram a presença de intrusos... Firmes, com as espinhas levantadas, avisavam não se aproximem muito daqui... Tirámos fotos calmamente. A pouco e pouco habitamo-mos a vida selvagem , mesmo que saibamos o perigo de uma picada daquelas... cada um no seu mundo... não sei é se reagiria assim perante um tubarão branco... os de recife já me apercebi que metem respeito mas não me puseram o coração em batida muito acelerada... Mas vamo-nos habituando a estes peixes tropicais, sejam de leão, escorpião, pedra ou cobra de coral e cada um de nós no seu lugar nos respeitamos... Daqui a pouco parto para novo mergulho para novos encontros do terceiro grau...

No comments: