Monday, July 28, 2008

ultima semana em Dili

Faltam cico dias para deixar timor.O tempo é sempre rápido de passar quando se chega ao fim... a nossa memória agarra-se às coisas boas e tudo parece ter passado numa rapidez.. mas nem sempre foi assim... nos trópicos e ainda mais no equador, a velocidade é menor que nos climas temperados... O tempo é outro assim como o desenrolar das coisas tem o seu ritmo... por isso, às vezes é lento demais, outras no seu tempo necessário. Esta semana tenho-a passado a corrigir o portugues dos projectos dos alunos. As vezes não percebo, outras consigo perceber a ideia. As vezes sinto-me tentado a modificar palavras como se eu fosse o detentor desta língua. Felizmente esse mecanismo de adaptar o texto ao meu conhecimento das palavras passou...o português fala-se como se fala em cada sítio do mundo, o português não é mais que uma forma de comunicação mas a cultura, o enriquecimento das palavras adaptadas ao local onde se comunica torna-o mais flexível do que aquilo que a minha cabeça o entendia no início... Mas, agora apenas o construo nas ideias expostas se há ou não erros gramaticais significativos...pois até neste texto eu também os encontro...

No comments: