Tuesday, July 08, 2008

Manifs continuam...

A Universidade continua fechada e´eu sou um dos poucos que continuo a dar aulas no edifício contíguo. Há um braço de ferro entre os estudantes e o governo contra a aquisição de viaturas para uso dos deputados. Primeiro propunha-se a aquisição de 65 viaturas, depois passou-se a 3 por comissão parlamentar o que daria cerca de 24 viaturas... e voltou-se à posição das 65 viaturas... O governo impede manifs a menos de 100 metros do edifício parlamentar mas a universidade fica mesmo a vinte metros do edifício e os estudantes invocam que estão a manifestar-se nas instalações da universidade... O resultado foram as medidas de força e o lançamento dos gases lacrimogeneos e os estudantes a teimarem em continuar a luta...e, por isso, as instalações do edifício central da universidade encontra-se encerrado. De todas as vezes que estive em Dili apanhei manifs frente ao parlamento... a primeira que me lembro foi a dos ex-combatentes que reinvidicavam melhores condições e tiveram também uma resposta de força por parte da polícia... a segunda foi religiosa, pela continuação da obrigatoriedade do ensino de moral e religião nas escolas e teve o apoio da Igreja. Os jardins do palácio estiveram mesmo ocupados por civis e religiosas por mais de um mês... e agora esta dos estudantes por razões de prioridades do governo.
Entretanto, vou pensando nas férias que se aproximam e nas alternativas colocadas... o melhor é deixar-me ir pelos acontecimentos... e tomar a decisão certa no momento certo...sem stress e deixar-me levar pela onda... e essa já me cheira a surf...

No comments: