Sunday, April 29, 2007

8º dia na Turquia - Bergama

O 169 enganou-me desta vez e deixou-me num terminal junto ao porto e sem vivalma... apercebi-me logo que dali não iria chegar rapido à estação de Izotas, o grande terminal de autocarros que fica a 12 km do centro de Izmir e que faz a ligação de Izmir a todos os cantos da Turquia. Saí dali à procura de solução, meio apreensivo e aproveitei um taxi que passou por ali. Depressa percebeu que era estrangeiro e num ingles monossilábico percebi que m estava a combinar um preço para Bergama.Disse que não, queria mesmo Izota garaji... Portuguese pouco money... ele entendeu...e começou a rir... like portuguese...com sorte cheguei a tempo de apanhar a camoineta das 9,30 que chegou a Bergama (Pergamum na epoca romana) duas horas depois. O interesse estava na Acrópole e avistando-a bem em frente e no cimo de um monte, para lá me dirigi... meti-me na parte velha da cidade, atravessei a ponte sobre um rio pequeno e por meio de ruelas cada vez mais estreitas apercebi-me que não conseguia chegar lá tão depressa como queria... pedi ajuda a umas crianças que brincavam por ali, hello, estavam a aprender ingles na escola e levaram-me por meio do casario e campo à estrada que me levaria à Acropole... lá em cima o cenário era mesmo espectacular... O templo em cima e construções romanas por baixo. Desci as escadas ingremes do teatro e percorri a estrada romana... fui descendendo, e esqueci-me que deveria fazer uma nova subida para regressar a estrada... o folego era muito não obstante o dedo ferido... Mas estava satisfeito com o passeio e no regresso relaxei numa boa e fresca cerveja EFE. Depois...o regresseo a Izmir e à Universidade..

No comments: