Tuesday, April 24, 2007

1º dia de Turquia

A principal dificuldade que tive foi a de me comunicar na net,pois a password de entrada não era reconhecida.... Já habituado em outras viagens, descobri logo um ciber café.. Ninguém fala outra língua sem ser a Turca,por isso tive de desenvolver a linguagem gestual...mas não consegui desenvencilhar-me do computador não reconhecer a minha password... Decidi partir à aventura e conhecer Izmir por mim mesmo. Sem comunicação, não me apercebi que tinha um programa cultural combinado com a universidade desde a minha vinda. Apenas um parentesis para sublinhar como esta universidade me parece excelente, depois explicarei as razões. Mas o primeiro dia em Izmir foi o de reconhecimento. Estava com fome e procurei um café no bairro à volta. Entrei no primeiro e depressa me apercebi que tinha mesmo de usar a linguagem gestual. Por isso não consegui mais do que um chá e um bolo. Entrei no supermercado e fiz as primeiras compras. Regressado a casa comecei a ver os exames do 2º ano. No entanto, a vontade de sair era muita e decidi visitar Izmir. Lá consegui saber que o autocarro para o centro era o 169 e daí foi fácil chegar ao centro da cidade. Uma baía enorme e estreita que mais parecia um rio, flanqueada por montes e montanhas atrás. À primeira vista tive uma sensação de estar em Lisboa, não obstante as diferenças... talvez o mar a lembrar o rio, talvez o casario a encher os montes, a lembrar alfama... A vontade de desbravar a cidade levou-me a perder-me pelos bairros que levam ao castelo...

No comments: