Tuesday, April 24, 2007

2º dia de Turquia

De novo em Izmir ... Logo de manhã cedo apanhei o 169. Já me sentia à vontade com a cidade e dirigi-me logo ao Bazar com a intenção de conhecer a Agora, uma relíquia dos tempos gregos e, depois romanos. Esta é a região que aprendemos quando estudámos a Grécia e o desejo era mesmo de me encontrar com esses momentos da história que tanto gostei! Claro que me perdi, só que já não estava com o stress da véspera. Saí do Bazar e encontrei o caminho para a Agora. Fiquei desiludido, pois os vestígios são poucos. No entanto, entre as colunas e os arcos fui encontrando um pouco a fantasia da época! Saí da Agora, depois de umas fotos a aproveitar as sombras das colunas no meio dia que batia forte em minha cabeça, decidi-me pelo velho castelo da mouraria... Só que os caminhos são mais ingrimes, as ruelas aindas mais fechadas e estreitas que na mouraria... fui avançando com as criançada a brincar à bola nas ruas ou a lançar papagaios feitos de sacos plásticos. Tirei a primeira foto ao casario e a criançada apercebeu-se de um estrangeiro em sítios nunca antes passados... pediram-me que os fotografasse e claro que lhes fiz a vontade... continuei a subir por meios de ruelas ainda mais estreitas que as anteriores... depois a escadaria e olhei para as mulheres que sentadas nas varandas conversavam sobre algo que não compreendia mas sentia no ambiente e na memória da minha infancia. Finalmente cheguei ao castelo que me parecia mouro tal como o de S Jorge em Lisboa...

No comments: