Hoje comemora-se o 33º aniversário do 25 de Abril de 1974. Talvez por estar longe, a data está em mim mais presente que em outras ocasiões. Há dois dias assisti aqui às comemorações do dia da Turquia. Havia bandeiras vermelhas por todo o lado com a esfíngie de Atarturk, o líder da época. Reparo que o bigode marca bem o seu rosto. Todos os turcos homens, da geração mais velha, usam identico bigode, talvez como se projectasse neles a admiração pelo seu líder. Nunca fui de grandes homenagens a líderes políticos. Talvez por isso, admire a revolução dos cravos que não enche imagens de líderes, não obstante a vinda dos mesmos após a revolução. Talvez a cara mais marcante da revolução de Abril seja a de Salgueiro Maia, e, interessante, como um militar pode representar tanto numa poesia de libertação! Mas é verdade, a existir algum rosto será a de Salgueiro Maia a comandar uma serie de chaimites que atravesava Lisboa em obediencia aos sinais de transito, coisa que os portugueses cumprem tão pouco nos nossos dias...
Hoje fui convidado para um jantar turco e vou aproveitar para conversar sobre a revolução de Abril e que tanto nos marcou e ajudou a conduzir para a Europa onde estamos inseridos.
Wednesday, April 25, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
25 de Abril... feriado... algum tempo para pensar nos amigos e procurar por eles... alguns só lendo os seus blogs... Que bom que houve um 25 de Abril!
Boa estadia!! Cá estarei acompanhando à distância o teu andar pela vida... bjs
Post a Comment