Wednesday, May 06, 2009

Entre Italia e Franca

Apesar de pouco mais de trezentois quilometros a viagem demorou quase 10 horas... Isso tudo porque apanhei comboios regionais que paravam em todas as estacoes. Deu para reflectir sobre a viagem que esta quase a terminar. Estive quatro dias em Italia e nunca utilizei o Ingles... Comecava com um poruitalianhol e respondiam me em italianohol... alias, para os italianos era espanhol... logo que mostrava o bilhete de identidade la comecava a comunicacao no italianhol para ambos os interlocutores... Mas nao acho os italianos simpaticos na sua generalidade... O que tem em beleza falta lhes em simpatia... ja tinha essa impressao quando estava a estudar e confirmei... Isto nao quer dizer que haja excepcoes ou se calhar e um estereotipo que criei, mas que o vou consolidando e uma realidade... Florenca decepcionou me apesar das estatuas e da ponte vechhi, mas julgo que a falta de comunicacao com as pessoas foi o que mais causou essa impressou, coisa totalmente diferente com o dialogo croata, mesmo do outro lado do adriatico...

e pronto... aqui estou em Nice, na cote d azur, na riviera francesa...no ambiente chique de nouveau... a lingua francesa da me a sensacao de estar quase em casa... Da Riviera italiana retive S Remo... nono leta... nonoleta... veio me a memoria... dos festivais de s remo... Amanha em ambiente in... vamos la a Monte Carlooo e Cannes...

No comments: