Sunday, May 10, 2009

até chegar a Portugal...

Foram dois dias duros de roer e a confirmar que a primeira noite passada no coral train entre Nice e Bourdeaux era um doce comparado com a segunda noite no RENFE Irun Lisboa... O primeiro com cadeiras inclinadas e isoladas (em segunda classe) fez o meu comboio de eleição, principalmente à noite... e o segundo, com compartimentos com oito pessoas encostadas umas as outras, o pior comboio de toda a viagem... Fiz trinta e cinco viagens e nenhum tinha oito pessoas num compartimento(!), no máximo seis. O que valeu foi a simpatia à chegada e não me cobraram a viagem em Portugal de regresso a casa, um dado positivo associado à boa educaçao dos revisores portugueses, o que mostra que há capital humano importante neste país. Mas o que me deixou de recordação estes dois dias de maratona em comboios (Nice-Bourdeaux-Bayonne-Irun-Coimbra-Portugal)? Um excelente restaurante em Bayonne, restaurant bar st clerc (acho) com recomendação do guide routarde e agora com a minha grande recomendação: comida basca super deliciosa e que me vi lamber o molho no pao ate à ultima gota..., que o comboio Irun-Lisboa é marcado com a presença de muitos emigrantes que lhe dão um colorido especial e que o distingue de outros comboios, que não há cacifos nas estações o que limita o prazer de viajar nestas terras... Engraçado, os portugueses adoram dizer mal do seu país, que isto aqui é uma merda e que os governantes são uns gatunos e mais lamentações... em Itália gostam de falar de política á meneir que me faz lembrar a minha adolescencia, cheia de emotividade, que em França gostam de falar de comida e de férias... e que na Polónia a UE passa ao lado mas gostam de falar de moda e religião... e pronto, em casa, sem antes sem ter ido ver o mar para a surfada da resistencia... felizmente o mar esta calmo o que me vai permitir ir dormir e aproveitar, se acordar a surfada das sete...tem de ser..saudade é uma palavra bem portuguesa com o seu sentimento incluido...

No comments: