Tuesday, December 08, 2009

Uma viagem pelo Japão

Já foi há muitos anos, perto da meia noite estava num aeroporto de Tóquio sem bem saber para onde ir. Peguei num telefone e com a ajuda do lonely planet fui procurando quarto. Num Inglês telegráfico lá consegui uma reserva num hotel que me parecia não ficar longe de uma estação de metro. Passado meia hora saia numa estação de metro no centro de tóquio não longe da torre tipo eiffel . Não sabia se haveria de virar à direita, se à esquerda... perguntava às pessoas mas ninguêm me entendia e continuava o seu caminho. À sexta feira à noite há muita gente e alcoolizada nas ruas de Tóquio, em contraste com os restantes dias da semana em que tudo parece em perfeita ordem... Pois calhou a um Japonês totalmente bêbado perguntar onde ficava o hotel... ele agarrou-me no braço e disse-me come with me... sem saber o que fazer, optei por mante-lo agarrado ao meu braço. Num ziguezaguear camboleante por uma rua de tóquio lá me mostrou o hotel. Aliviado agradeci-lhe naquele baixar de cabeça... Ele perguntou se queria beber alguma coisa mas recusei... e assim se inicou uma semana pelo Japão onde fui até Hiroshima passando por várias cidades. Comprei um pass de uma semana numa das redes de comboio, o que permite a um estrangeiro (apenas não residente) viajar por onde me apetecesse, sem destino, num país extremanente organizado e com tudo a funcionar bem... e pagava-se muito por essa organização... por isso procurei sempre a solução mais barata... principalmente nos quartos traidicionais aonde se dormia no chão e nos bares onde se vendia sopa de massa com uma mistura qualquer...

No comments: