Wednesday, August 26, 2009

Taichi chuan no Andanças

Há vinte anos atrás comecei a fazer Taichi nos jardins de um hotel em Macau. Um senhor chinês andava por lá para quem quisesse aprender e estar em Macau seria sentir também como os chineses o sentiam. Milhares de chineses juntavam-se nos jardins lou lim yok, junto ao farol e a outros jardins num movimento de beleza e de coordenação. Tudo era feito de uma forma que me parecia automatizado... A aprendizagem foi lenta e esquecida com a minha saída de Macau. Por isso foi bom recordar aqueles movimentos no Andanças. Lembro-me de quando se empurrava o ar se sentia que qualquer coisa era empurrada... essa sensação do nada ter volume e peso foi uma das sensações novas que aprendi no oriente. Mas o mundo avança e esse nada foi esquecido... esta tentativa de regresso ao taichi já não me trouxe aquela sensação por falta de prática.. mas fiquei com uma vontade enorme desse reencontro com o nada!

No comments: