Wednesday, April 14, 2010

Uma viagem às queimas de fitas e às gatas a enterrar

O mês das festas universitárias aproxima-se. Estas festas vão aproximar os actuais alunos com os antigos, numa convivência que perdura enquanto o estatuto afectivo de estudante perdurar na memória de cada um... Para uns perde-se ao fim de um a dois anos mas para outros prolonga-se por muitos e muitos anos. Ou para sempre! Esse é o meu caso!Há uns quatro anos fui ao último jantar de colegas que passaram pela mesma escola universitária. A morte de um deles, o mais querido que percorreu aquele meu periodo e também mentor destas festas fizeram parar a sua continuação. Mas acredito que há-de ser retomado.
As queimas das fitas parecem ter menos sentido com a redução dos planos de estudos para três anos.Como se a parte afectiva da universidade ficasse também reduzida. No entanto, também acredito que o aumento da oferta educativa do segundo ciclo dê consistencia a este encontro das amizades e das memórias e que as façam perdurar por muitos e bons anos. Para mim é um grande momento de um reencontro com antigos alunos, de servir de ponto de contacto entre os novos e os que sairam. E retenho essa parte afectiva tão importante para o meu percurso profissional. É uma viagem às emoções e às alegrias!

No comments: